Mucinum x 20 comp revest
Modo de acção
Mucinum é um laxante constituído por substâncias de origem vegetal utilizadas tradicionalmente como laxantes suaves, cujas acções são conhecidas desde longa data. O efeito terapêutico é assegurado pela acção cruzada dos vários constituintes, os quais, no seu conjunto contribuem para uma acção laxante suave.
A cáscara sagrada e o sene actuam no intestino delgado e no cólon, onde estimulam o peristaltismo por acção irritante sobre a mucosa, estimulando igualmente a secreção intestinal de água e electrólitos. O conjunto destas acções tem como consequência a formação de fezes moles e a progressão do bolo fecal.
O anis verde contribui igualmente para o aumento do peristaltismo intestinal.
As folhas de boldo possuem uma acção colerética e colagoga estimulando o aparecimento da bílis endógena. Como a bílis exerce uma poderosa acção sobre a motilidade intestinal estimulando o peristaltismo, esta acção reforça a acção dos laxantes de contacto acima descritos.
Composição de Mucinum: As substâncias activas são: Cáscara Sagrada (casca, extracto seco) 40,00 mg, Sene (folhas, extracto seco) 30,00 mg, Boldo (pó de folhas) 50,00 mg, Anis Verde (pó de frutos) 30,00 mg, Excipiente q.b.p. 1 comprimido revestido. Os outros componentes são: Excipientes: Celulose microcristalina, amido de milho pré-gelificado, ácido esteárico e excipientes do revestimento. Componentes do Revestimento: Shellac, Povidona, Talco, Goma arábica, Sacarose, Gelatina, Corante negro, Cera de carnaúba, Cera branca de abelhas.
Como utilizar
1 a 2 comprimidos revestidos por dia (via oral).
O tratamento não deverá ultrapassar 8 a 10 dias consecutivos. Como para todos os laxativos, uma utilização prolongada deve ser desaconselhada.
Em casos de diarreia ou dores abdominais, a toma de Mucinum deve ser interrompida.